Artesanato como fonte de renda passo a passo: conheça algumas ideias

Se você está em busca de uma nova forma de ganhar dinheiro você pode usar o artesanato como fonte de renda. Além de proporcionar novas habilidades como a criatividade e concentração, os trabalhos manuais são muito bem aceitos no mercado.

Geralmente, o artesanato pode ser realizado nas horas vagas, o que pode te ajudar a conciliar essa ocupação com outros trabalhos. Sendo assim, se você trabalha em regime CLT, você gerar uma nova renda vendendo essas peças para amigos e familiares.

Neste post, vamos lhe mostrar todos as informações principais sobre como ganhar dinheiro com artesanato e se tornar um artesão bem sucedido.

10 ideias para ganhar dinheiro com artesanato

Atualmente os consumidores estão dando preferência para produtos feitos com materiais sustentáveis e que ajudam a economia a funcionar de forma saudável, valorizando pequenos e micro empreendedores.

Sendo assim, com a redução dos empregos formais nos últimos meses, muitas pessoas criativas acharam no artesanato uma nova fonte de renda. Além disso, as peças artesanais diferem de peças fabricadas em massa, assim o artesanato faz sucesso na decoração de festas de casamento, aniversário, datas comemorativas e principalmente na decoração de casas.

Se você está em busca de uma nova fonte de renda ou se você já produz peças artesanais e está em busca de novas ideias, confira abaixo algumas delas. Acompanhe!

Pintura em tecido

Se a pintura está presente em sua rotina e você gosta de trabalhar com tecidos, a pintura em tecido pode ser uma excelente ideia.

Você pode aplicá-la em panos de prato, camisetas, toalhas, lençóis e muito mais.

Costura e bordado

Dentro desse segmento há muitas opções válidas quando falamos de costura e bordado. Você pode trabalhar com a produção e customização de roupas, patchwork, peças de cama, mesa e banho, além de itens decorativos.

Perfumes e cosméticos

Uma das formas mais conhecidas de artesanato é a produção de sais de banho, sabonetes, óleos corporais, cremes e até perfumes que são uma excelente opção para quem e busca entrar no mercado de cosméticos e beleza.

Papelaria

Muitos produtos encontrados dentro de uma papelaria podem ser criados artesanalmente. Entre eles temos, cadernos, planners, álbuns de fotos, todos eles são itens artesanais que estão sempre em alta.

Velas

Mais um artesanato como fonte de renda são as velas. Elas nunca saem de moda, assim, as velas podem variar em cores, aromas e formatos diferentes.

As velas são populares e podem proporcionar um ambiente agradável e perfumado. Além disso, elas podem ser usadas para presentear alguém.

Artesanato como fonte de renda: passo a passo para começar

Agora que você conheceu algumas ideias de artesanato é hora de escolher a que você mais se identificou e colocar a mão na massa. Para iniciar é preciso planejar o seu novo trabalho para tirar o negócio do papel e começar a ganhar dinheiro com suas criações.

Confira abaixo um passo a passo com todas as informações.

Verifique o que precisa comprar

O primeiro passo para ganhar dinheiro com artesanato é levantar todos os itens que serão necessários para começar seu novo negócio. Entre eles você deve incluir:

  • Matéria-prima;
  • Equipamentos;
  • Ferramentas;
  • Etiquetas;
  • Sacolas;
  • Cartões de visita.

Entre outros.

Gerencie suas finanças

Depois de levantar todos os custos que você terá para iniciar a sua produção, o próximo passo é organizar suas finanças para investir no artesanato.

Caso você não possua o orçamento no momento, uma boa opção é guardar dinheiro durante algum tempo até chegar ao valor que você necessita para adquirir matéria prima e outros itens para começar o artesanato.

Calcule corretamente o preço de seus produtos

Precificar produtos pode ser um pouco complicado. Entretanto, esse é um dos segredo para ganhar dinheiro com artesanato.

Para calcular o preço de suas peças você deve calcular todos os gastos de produção, incluindo o custo do seu trabalho.

Depois some uma margem que permita que você ganhe dinheiro e ainda reinvista na produção. O preço do seu produto deve arcar com todos os gastos e ainda sobrar dinheiro para você.

Divulgue seus produtos

Depois dos passos anteriores realizados, você deve começar a comercializar seus produtos. Você pode apresentá-los a seus familiares, amigos e colegas de trabalho. Além disso, neste momento a internet pode ser uma ótima aliada para promover seu novo empreendimento. Assim, você pode divulgar seus produtos nas mídias sociais, e disponibilizá-las em plataformas de venda online.

Atendimento

Para usar o artesanato como fonte de renda, não basta apenas desempenhar um bom trabalho, você deve atender muito bem seus clientes.

Um atendimento de qualidade é o primeiro passo para fidelizar clientes e incentivá-los a realizar uma divulgação espontânea para seus produtos.

Caso você esteja conciliando o artesanato com outras fontes de renda é preciso informar também seus horários de atendimento.

Como você viu neste post você pode usar o artesanato como fonte de renda e assim começar a faturar.

0 Comentários

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *