Como Converter o Tráfego do seu Blog em Vendas? 11 Principais Formas

Muitos blogueiros e webmasters sabem como atrair muito tráfego para seus blogs e sites, mas poucos realmente sabem o que deve ser feito para conseguir converter parte desse tráfego em vendas.

Apesar de parecer um processo simples, existem muitas pessoas que recebem uma grande quantidade de tráfego por dia em seu site e não sabem nem o que fazer para transformar esse tráfego em dinheiro, ou em uma lista de e-mails.

Digo isso porque navegando pelas redes sociais vemos pessoas com mais de 40 mil visitas por dia no site e sem conseguir fazer sequer uma venda.

O mais engraçado é que essas pessoas ainda gostam de ficar se gabando e mostrando a quantidade de tráfego que conseguem, no entanto, do que adianta ter milhares de pessoas em um site se depois que elas consumirem seu conteúdo elas vão embora sem comprar nada e sem voltar ao site?

Não tornar o visitante em uma pessoa que volta ao site é um dos principais erros que impedem muitas pessoas de conseguir converter o tráfego em vendas.

Isso se explica a partir da análise de que é muito difícil alguém comprar algo pela primeira vez que visita o site, aqui o gatilho mental da confiança ainda não foi ativado.

Como Converter o Tráfego em Vendas? Veja as 10 Principais Formas!

Já possui tráfego no seu blog, mas ainda não consegue convertê-lo em vendas?

Então veja a seguir as formas mais apropriadas para aumentar as suas conversões e realizar mais vendas com praticamente a mesma estrutura que você tem hoje.

Remarketing é muito eficaz!

remarketing blog 300x189 - Como Converter o Tráfego do seu Blog em Vendas? 11 Principais Formas

Uma das principais armas para conseguir converter o tráfego em vendas é através do remarketing, ou seja, marcar cada pessoa que visita o seu site para que, no futuro, ela possa ver seu site novamente em anúncios e consiga voltar até o mesmo.

O grande objetivo do remarketing é capturar aquelas pessoas que, por algum motivo, saíram do site sem fazer nenhuma conversão, seja essa conversão uma venda ou um cadastro na sua lista.

Através do remarketing você consegue capturar essas pessoas principalmente no Facebook Ads ou através do Google Ads. Ambas plataformas permitem criar pixel de remarketing.

Se você não consegue compreender muito bem o que é Remarketing, experimente acessar algum site como a Netshoes por exemplo e dê uma olhada em alguns produtos.

Em seguida, quase todos os sites que você visitar irão mostrar aquele produto para você.

Isso é Remarketing funcionando a pleno vapor e você pode fazer com o seu blog.

Como Fazer o Remarketing?

Existem várias formas de fazer remarketing para converter o tráfego em vendas mas o grande ponto a ser trabalhado é que você terá que aprender que para marcar cada pessoa do seu site será necessário instalar o pixel de remarketing corretamente.

Veja agora algumas dicas sobre o píxel de remarketing:

Remarketing no Facebook Ads

Para conseguir rastrear as pessoas que vão até o seu site através do Facebook Ads será necessário copiar o código do pixel que é gerado no seu gerenciador de negócios e colar esse código no seu site, entre as tags “head” no HTML das páginas para as quais você quer marcar as pessoas que acessam.

Se você não sabe como mexer no gerenciador de anúncios siga o seguinte passo:

  1. Clique em gerenciador de anúncios
  2. Depois do lado esquerdo clique em “rastreamento de conversão”
  3. Após fazer isso clique em criar novo pixel, coloque um nome nesse pixel
  4. Copie o código que será gerado no seu site.

Será necessário aguardar alguns dias para que o Facebook consiga formar um público referente aos visitantes que você recebeu e assim desenvolver anúncios de remarketing para essas pessoas.

Remarketing no Google Ads

Não é apenas no Facebook que é possível fazer remarketing.

O Google Ads também disponibiliza um pixel para que você possa colocar em seu site para marcar as pessoas que acessar seu site através dos anúncios pagos no Google.

Feito isso, através do painel do Google Ads você consegue criar campanhas otimizadas de remarketing.

O diferencial do Google Ads é que você consegue colocar anúncios dentro de uma enorme quantidade de sites.

Ou seja, quando a pessoa visita o seu site e é marcada com o pixel, o seu anúncio de remarketing irá aparecer em todos os sites que ela visitar e que tenham o Google Adsense instalado.

Lista de Email

Design sem nome 72 min - Como Converter o Tráfego do seu Blog em Vendas? 11 Principais Formas

Uma outra forma muito tradicional de conseguir converter o tráfego do site em vendas é usar a técnica da formação de lista, ou seja, o seu ativo com vários e-mails das pessoas que acessam o seu site.

O grande objetivo dessa estratégia é estabelecer um relacionamento com essas pessoas que se cadastraram em seu site e, somente após isso, começar a fazer ofertas de produto para essas pessoas.

Criar a lista e começar a enviar e-mails é uma estratégia muito usada para converter o tráfego em vendas, principalmente por quem não trabalha com remarketing.

Para começar a trabalhar sua lista e realizar as vendas através do e-mail marketing você precisa primeiro escolher um bom serviço de e-mail automatizado, ou seja, um autoresponder onde você possa programar e-mails de conteúdo e e-mails de vendas em uma sequência após cada pessoa se inscrever em sua lista.

Algumas opções muito boas são:

Vídeos para aumentar a conversão

vender afiliado videos youtube - Como Converter o Tráfego do seu Blog em Vendas? 11 Principais Formas

Os vídeos são, comprovadamente, mais eficazes para convencer pessoas a comprar determinado produto do que apenas escrever um texto.

Isso ocorre porque a voz humana consegue convencer muito mais do que apenas palavras escritas.

Dessa forma, uma boa estratégia para transformar o seu tráfego em vendas é começar a postar vídeos persuasivos no site.

Isso quer dizer que é necessário usar os gatilhos mentais nos vídeos para despertar o interesse de compra nas pessoas.

Esse vídeos podem ser postados tanto em seu site como em um canal seu no youtube.

Essa segunda opção é muito interessante se você quiser obter também uma reputação na maior plataforma de vídeos do mundo, que, diga-se de passagem, é uma excelente maneira de conseguir vender mais produtos.

Banners são bons para converter o tráfego

vender blog banners 300x227 - Como Converter o Tráfego do seu Blog em Vendas? 11 Principais Formas

Muitas pessoas ficam em dúvida quando falamos sobre banners em sites para realizar vendas.

A grande maioria pensa que banners não são bons e que não convertem bem, por um lado quem pensa assim está certo pois um banner converte muito menos do que uma artigo ou um vídeo.

No entanto, imagine que seu site tenha banners espalhados, as chances são que ao entrar em seu site, alguém pode se identificar com algum banner e clicar nele.

Um exemplo disso é o Google Adsense, onde milhares de pessoas vivem apenas dos cliques que recebem em banners que são colocados em seu site.

Imagine que, ao invés de colocar banners do Adsense, as pessoas começassem a colocar banners de produtos de afiliados ou então seus próprios produtos caso sejam produtores.

Com isso aqueles cliques do Adsense que provavelmente virariam vendas para o Google acabam virando vendas para você, e dessa forma não irá receber apenas centavos por cliques como ocorre quando se utiliza banners do Adsense.

Essa é uma boa estratégia que pode ser testada por quem pretende aumentar ou converter grande parte do tráfego em vendas no universo do marketing digital.

ebook empreendedor digital - Como Converter o Tráfego do seu Blog em Vendas? 11 Principais Formas

Popups são muito eficazes

vender blog popup - Como Converter o Tráfego do seu Blog em Vendas? 11 Principais Formas
Exemplo de popup

Os pop-ups são aquelas janelas chatas que surgem quando você acessa um site.

A verdade é que ninguém gosta deles e a maioria fecha sem ver o que se trata, mas é uma ótima forma de converter o tráfego em vendas.

Se você conseguir bolar algo chamativo, poderá realizar muitas vendas dessa maneira.

Muita gente também utiliza os pop-ups para capturar leads e a estratégia funciona muito bem.

Os pop-ups que mais convertem e não atrapalham os seus visitantes são os pop-ups de saída.

Eles aparecem apenas quando o usuário clica no botão voltar ou leva o cursor do mouse até a barra de endereços do navegador, na intenção de sair do site.

É uma forma de converter um visitante perdido em uma venda ou em um lead.

Outras formas de vender com blog

Existem muitas outras formas converter o tráfego de um blog em vendas, podemos citar:

  • Botões: os botões são chamativos e se colocados da forma apropriada em determinado local, podem gerar muitas vendas.
  • Imagens: muitas pessoas clicam nas imagens, você pode inserir seu link de afiliado dentro dela e assim conseguir realizar alguma venda.
  • Links: os links também chamam a atenção, e se você inserir seus links de afiliado em palavras estratégicas dentro do artigo, as chances das pessoas clicaram são altas.
  • Chatbot: você pode configurar um chat automatizado direcionando seus visitantes para páginas de vendas.
  • Iscas digitais: ofereça ebooks ou cursos gratuitos para os seus visitantes e dentro deles indique produtos que possam ser relevantes.
  • Barras de aviso: podem ser inseridas no topo ou na parte de baixo do blog, elas acompanham a leitura e chamam atenção do visitante.

O interessante dos ebooks por exemplo é que as pessoas acabam passando eles para outras e assim você consegue vender até mesmo para quem nunca acessou o seu site.

Considerações Finais

Você viu acima 10 formas de converter o tráfego de um blog em vendas.

Além de utilizar cada um desses recursos nos momentos mais oportunos, você precisa analisar outros fatores para descobrir o motivo do seu site não estar convertendo.

Talvez o produto oferecido seja ruim, talvez o tráfego seja desqualificado, talvez a necessidade do seu público não seja aquela que você imagina, talvez o site carregue muito lentamente e o visitante desista de ler o conteúdo, etc…

Existem muitas situações e você precisa analisar e perceber com base nas estatísticas que o seu site gera.

Outra saída para sites que possuem tráfego e não convertem é monetizando através do Google Adsense.

Com ele você irá permitir que o Google insira anúncios dentro do seu blog e sempre que alguém clicar neles você será recompensado com alguns centavos.

Quer fazer um curso sobre como desenvolver um blog profissional do zero totalmente focado em conversões? A minha indicação é o Fórmula Negócio Online.

formula negocio online hotmart 2 - Como Converter o Tráfego do seu Blog em Vendas? 11 Principais Formas

Comprar Agora

Nele você encontrará a solução para o seu negócio digital e irá ganhar muito dinheiro pela internet.

Vale a pena, pois além de ser extremamente acessível, o conteúdo é sempre atualizado com novos cursos bônus, aulas novas ou ferramentas.

Quem é aluno do Fórmula Negócio Online com certeza sempre está alguns passos a frente (na verdade anos-luz) quando o assunto é Marketing Digital e de Afiliados.

0 Comentários

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *