Como montar uma agência de marketing digital

Você é um profissional de marketing que deseja aplicar o que aprendeu e começar por conta própria? Ou talvez você sonhe em dirigir seu próprio negócio e deseja transferir suas habilidades e aplicá-las em um campo que é novo para você?

Abrir uma empresa de marketing pode ser um empreendimento em tempo integral – com tantas funções possíveis e, às vezes, uma agenda agitada, pode ser que você queira dar toda a sua atenção a essa ideia de startup.

Neste artigo preparamos um artigo com dicas de como montar uma agência de marketing digital.

1. Encontre um nicho para sua agência

Para se destacar no mercado é fundamental encontrar o seu nicho.

Uma maneira de fazer isso é oferecer um serviço especializado – com isso, o objetivo é eventualmente tornar-se conhecido por ser especialista em um determinado tipo de marketing.

As agências de marketing podem oferecer serviços de mídia impressa, digital, rádio, TV e outras formas de mídia.

Como abrir uma empresa de marketing – em que sua agência pode se especializar?

  • Publicidade de pagamento por clique (PPC): os anúncios comprados no topo dos resultados do mecanismo de pesquisa
  • Otimização do mecanismo de pesquisa (SEO): os processos para maximizar a classificação das páginas quando pesquisadas online
  • Marketing de conteúdo: conteúdo online criado para públicos específicos sobre produtos ou serviços
  • Marketing de eventos: promoção de eventos
  • Blog de visitantes: escrever artigos para blogs e criar links para sites
  • Marketing por email: material promocional enviado por e-mail.

Você também pode se concentrar no tipo de marketing que sua agência criará – será para fins B2B ou B2C?

  • B2B significa ‘business-to-business’. Sua agência pode criar material de marketing para ajudar outras empresas a se posicionarem em seu setor ou para atingir outros negócios
  • B2C significa ‘business-to-consumer’. Com essa abordagem, sua agência seria responsável por produzir marketing direcionado aos clientes diretamente

Inicialmente, é aconselhável desenvolver seu negócio em torno de um serviço-chave e fazê-lo muito bem. Quando estiver pronto para expandir seus negócios, você pode considerar a oferta de serviços adicionais para diversificar a oferta de seus negócios.

2. Identifique o seu público-alvo

Depois de decidir que tipo de trabalho você deseja que sua agência crie, a próxima etapa é identificar para quem você fará o marketing e por quê. Você pode querer trabalhar o máximo possível, especialmente nos primeiros dias, mas lembre-se de se perguntar se isso está atendendo ao seu público-alvo – se não estiver, não tenha medo de dizer não.

Outra parte do posicionamento de sua empresa é saber onde está localizado seu público-alvo.

4. Encontre clientes para sua agência

Cada agência de marketing precisa de clientes, e nós forneceremos conselhos para ajudá-lo a encontrar o seu – se você quiser um ou 100!

Você precisa começar a investir em atrair clientes novos todos os dias, pois substituí-los continuamente pode ser difícil.

Faça Networking

Networking é fundamental para atrair novos clientes. Você precisa conectar a sua agência a empresas para conseguir oferecer seus serviços a elas. Algumas dicas para fazer networking:

  • Participação em feiras comerciais e eventos do setor
  • Apresentando em conferências
  • Entrando em contato com seus contatos e rede
  • Participar de sessões de networking
  • Contribuir para grupos e discussões do LinkedIn
  • Postagem em fóruns de negócios relevantes
  • Compartilhando conteúdo nas redes sociais

Calcule os preços dos serviços

Embora você possa começar oferecendo trabalho gratuitamente, isso é apenas para proteger os clientes a fim de criar um portfólio. Assim que sua agência tiver um, você precisará seguir para o trabalho remunerado. Mas quais opções de preço você deve oferecer aos clientes?

Alguns exemplos de formatos de preços típicos incluem:

  • Oferecendo serviços definidos por uma taxa fixa mensal
  • Fornecimento de uma equipe dedicada em uma base contínua para um pagamento de retenção

Seja qual for a sua escolha, certifique-se de definir um preço que reflita de maneira justa o trabalho que sua agência cria e os recursos necessários para produzir esses resultados, de uma forma que seja mais atraente para o seu mercado-alvo.

Invista em Social Media para sua agência

Além de seu site, sua agência precisará estar nas mídias sociais para contribuir com sua presença online geral. Embora existam várias plataformas por aí, concentre seus esforços em se conectar com seu mercado-alvo.

Isso significa descobrir quais redes eles usam e, em seguida, compartilhar conteúdo nelas. Você pode usar a mídia social para promover seu negócio, mas também para se envolver e encontrar clientes.

Geralmente, o Facebook e o Twitter são as redes principais. Se for relevante, considere usar o Instagram, Pinterest e outras plataformas também. Que essa seja uma forma de as pessoas verem o que está acontecendo em sua agência, além de permitir que você fique por dentro do que é mais importante para seus clientes.

Gostou das dicas? Quer saber mais sobre Marketing Digital? Continue acompanhando o site e o blog da agência Planejador Web.

0 Comentários

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *