O que é empreendedorismo digital? Conceito, tipos e como empreender

Com a explosão do acesso à internet no Brasil e no restante do mundo (há mais tempo), por meio da banda larga, chegamos a uma nova era, a era digital, e com ela o empreendedorismo digital.

Mas o que é empreendedorismo digital? Se essa é a sua dúvida, ela será respondida logo abaixo.

Empreendedorismo Digital

O empreendedorismo digital está mudando o rumo da economia mundial.

Aqui no Brasil, apesar de estarmos caminhando bem, ainda estamos muito atrás dos países de primeiro mundo e, principalmente, dos Estados Unidos, que é o local onde se tem o maior números de empreendedores digitais.

Alguns empreendedores são exclusivamente virtuais, como é o caso da Netshoes e Submarino.

Outros que, antes, tinham apenas lojas físicas, também aderiram ao mercado online, como Casas Bahia, Ponto Frio, Extra e quase todas que você possa imaginar, sim ela vai possuir um site na internet.

Esse segmento não para de crescer e parece não ter limites para sua expansão.

Um estudo recente, realizado pelo Instituto Brasileiro de Marketing de Afiliados revelou que cerca de 20 mil empreendedores digitais ingressam por mês no mercado brasileiro.

E com isso é cada vez maior o número de pessoas que se perguntam o que faz um empreendedor digital, e como se tornar um.

O que é empreendedorismo digital?

Existem várias formas de se tornar um empreendedor digital.

Falaremos, porém, aqui das mais utilizadas que são elas:

  • Comércio eletrônico
  • Infoprodutor
  • Marketing de afiliados
  • Publicidade

Para ficar mais claro para você, iremos falar mais sobre cada uma delas separadamente.

E-commerce

empreender com loja virtual - O que é empreendedorismo digital? Conceito, tipos e como empreender

O e-commerce pode ser chamado de comércio eletrônico, comércio virtual ou venda não presencial.

É um tipo de transação comercial feita especialmente através de um equipamento eletrônico, como, por exemplo, computadores, tablets e smartphones.

Nessas transações, você pode vender desde uma caneca até eletroeletrônicos, passando por roupas, móveis, artesanatos, enfim. Tudo aquilo que você puder entregar na casa do comprador.

Este não é um seguimento muito simples, visto que você precisará de toda uma logística voltada para o armazenamento, distribuição e manutenção dos seus bens.

Exemplos:

Infoprodutores

infoprodutor sucesso - O que é empreendedorismo digital? Conceito, tipos e como empreender

Os infoprodutores são aqueles que mais têm retorno financeiro, pois são esses empreendedores que fazem a diferença no mercado digital.

Mas não se iluda! Para esse sonho tornar-se realidade, você terá que desenvolver produtos de alta qualidade.

Para desenvolver um infoproduto, o empreendedor precisará ter algum conhecimento e “encaixotá-lo” (termo utilizado no meio digital), transformando o mesmo em um curso online, ebook ou ferramenta por exemplo e disponibilizá-lo para seus potenciais compradores.

Se você tiver um conhecimento específico, esse é, sem dúvida, o melhor caminho para seu sucesso como empreendedor digital. Não desperdice este dom que lhe foi dado por Deus ou que você o adquiriu através de muito estudo.

Exemplos:

  • Alex Vargas: produtor do curso Fórmula Negócio Online possui mais de 100 mil alunos.
  • Douglas Tybel: desenvolveu uma ferramenta online para facilitar o desenvolvimento de trabalhos acadêmicos.

Marketing de afiliados

marketing afiliados - O que é empreendedorismo digital? Conceito, tipos e como empreender

Se você não possui um conhecimento específico ou não está preparado ainda para colocá-lo em prática, pode atuar como um afiliado.

Esse, apesar de não precisar desenvolver um infoproduto, não é tão simples assim, pois você terá que trabalhar muito na divulgação dos produtos que quer vender.

E para divulgar esses produtos, você precisará criar um blog, canal no youtube ou através de mídias sociais, como por exemplo: o Facebook, Pinterest, Instagram, entre outros.

Poderá ainda criar listas de emails, que por sinal é a melhor estratégia para esse fim.

Não será tarefa fácil. Uma vez que, para atrair clientes, você precisará desenvolver conteúdo de qualidade e de total relevância para seu público alvo (não adianta falar de receitas de pavê de chocolate, se o seu público é voltado para o mercado fitness) e fidelizá-los.

Só assim, você conseguirá atrair tráfego para seu canal de divulgação. E não se esqueça: quanto mais tráfego mais vendas, e consequentemente, maior será sua remuneração.

Recomendado: veja o passo a passo para se tornar um afiliado de sucesso

Publicidade

publicidade online marketing - O que é empreendedorismo digital? Conceito, tipos e como empreender

Se não quiser ou não gostar de trabalhar com marketing de afiliados, você pode optar também por vender espaços para publicidade.

O principal anunciante da internet é o próprio Google, sim ele mesmo.

Através de uma ferramenta chamada Google AdSense, você poderá colocar banners em seu site ou blog e receber por cada visualização, clique ou venda realizada com sua indicação.

Mas não é só o Google que paga para anunciar, existe uma infinidade de anunciantes, empresas como Lojas Americanas, Walmart, entre outras que poderão anunciar no seu site.

Agora que você já sabe o que é empreendedorismo digital, lembre-se, para que você consiga realmente ter um retorno financeiro (precisaremos voltar novamente aquele ponto já mencionado): conteúdo de qualidade sempre.

Sem ele, nenhuma estratégia que você adotar dará certo.

Os empreendedores digitais de sucesso, geralmente, preferem trabalhar com todas essas estratégias juntas.

Ao mesmo tempo que estão disponibilizando conteúdo de qualidade em seu blog ou canal, estão também vendendo seus infoprodutos, indicando produtos de terceiros e ganhando dinheiro com publicidade.

0 Comentários

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *