
Com a chegada da quarentena, a rotina foi mudada, a maioria das pessoas que trabalhavam em empresas migraram para o home office, os estudantes também tiveram que se adaptar ao ead (ensino à distância), já que com a situação atual, aglomerar não é o ideal.
Mas, e quem têm filhos, tendo que dar conta dos trabalhos em home office, ajudar as crianças com as atividades escolares, e, claro, dar atenção aos filhos que nessa fase necessitam de cuidados, como fica a atual rotina?
O maior questionamento é se vale a pena o home office para quem têm filhos, pois, a maior vantagem é estar em casa e seguro com as crianças, mas, a desvantagem é que o foco e a concentração se perdem em meio às demandas das crianças.
E, esse questionamento vai aumentando com o passar dos dias, principalmente quando não houve nenhuma mudança que trouxe mais conforto para ambos.
Para ter clareza sobre isso, a lojatorcidababy trouxe quatro dicas para te ajudar. Clique e confira agora! Além disso, saiba como se desenvolver melhor com a rotina de trabalho home office.
Como fazer com que os meus filhos entendam que estou trabalhando?
Primeiramente, antes saber se vale a pena o home office para quem têm filhos, é importante compreender como funciona o pensamento das crianças com relação a isso. Ou seja, muitas podem demorar para entender, sobre a rotina de trabalho dos pais, ainda mais se forem pequenas.
Se os filhos forem maiores, talvez eles tenham alguma atividade, entendendo que será recompensada mais tarde, quando os pais terminarem os trabalhos, facilitando a produtividade.
Os adolescentes conseguem entender melhor o que está acontecendo, e, quando não estiverem em aula, podem dar auxílio aos irmãos menores, claro, com diálogo antes.
Quando as crianças são pequenas, as dificuldades são maiores, ainda mais quando não se tem nenhuma rede de apoio.
Tentar compreender que é uma fase difícil para a criançada é o primeiro passo. Antes da quarentena, elas estavam acostumadas a ver outras crianças, brincar na escola, ter a ajuda dos professores.
Agora, elas precisam ficar em casa, uma mudança repentina, e, não vão ter a mesma compreensão que os adolescentes e que as outras crianças maiores têm. É tudo novo para elas, assim como é para você. Estabeleça um canto da casa para o home office e diga que esse espaço é para o trabalho. Mesmo sendo difícil, estabelecer limites é necessário.
Não tente abraçar o mundo sozinho (a)
Esse tópico é para quem tem o privilégio de ter uma rede de apoio. Se você tiver pessoas confiáveis para dar um help, quando as demandas apertam, não negue ajuda e muito menos se menospreze achando que não é uma boa mãe ou um bom pai.
Sabemos que lidar com a atual rotina pode trazer momentos desafiadores e que ter com quem contar é ótimo.
Crie uma rotina
As crianças têm horários para as aulas, então aproveite esse horário para anotar as suas demandas, se arrumar, organizar o seu espaço de trabalho, ou seja, focar em você para que a motivação vá se construindo também.
Não esteja 100% disponível aos demais moradores (caso você more com mais pessoas além das crianças), é comum pensar que trabalhar em casa é sinônimo de disponibilidade.
Aprenda a dizer não. Com a rotina mais estável todos saem ganhando e acaba facilitando o entendimento das crianças.
E, aí: vale a pena trabalhar home office quem tem filhos?
Mesmo você lendo o artigo até aqui, se ficou ainda com dúvidas, não se desespere, é normal. Afinal, saber realmente se vale a pena o home office para quem têm filhos, envolve uma série de fatores que precisam ser analisados.
Não é privilégio de todos, ainda mais se a mãe é solo e o pai também. Complicando ainda mais se não tem com quem deixar a criança e as creches e escolas estando fechadas.
Tente conversar com os parentes e vizinhos que não estão em home office, dando atenção aqueles que têm filhos, as crianças precisam gastar energia, por isso é comum depois de um dia brincando, elas dormirem rapidamente. Se você tiver sobrinhos que querem uma graninha extra, que tal essa proposta? Definindo os horários para que não haja confusão.
Mas, se você tiver pessoas para te ajudar, é válido considerar que vale a pena, porque quando tudo parecer um caos, é com essas pessoas que você terá contato. Sempre lembrando que a pandemia modificou a rotina de repente e que qualquer ação que você considerar um deslize não é a sua culpa.
0 Comentários